“Por uma Bahia Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer” foi o tema central da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CEDRSS), que terminou na quinta (29), no Hotel Bahia Sol, no bairro de Patamares, em Salvador. O evento teve como objetivo aprofundar o debate e a elaboração de diretrizes que atendam aos novos desafios para a consolidação da Bahia Rural.

Com foco voltado para a redução da pobreza rural e inclusão sócio produtiva, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), atuante em 407 municípios baianos com ações voltadas ao desenvolvimento das comunidades rurais, apoiou a 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A iniciativa, que foi realizada em parceria pelos governos estadual e federal e contou com a participação de representantes dos poderes públicos e da sociedade civil, teve a finalidade de construir o Plano Estadual e Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural. Além disso, são avaliadas as políticas públicas, seus avanços e desafios, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos, com projeção até 2030.