Mais de 52 municípios serão beneficiados com a duplicação de 772,3 quilômetros da BR-101, que vai de Mucuri, extremo sul da Bahia, até Feira de Santana. Com o investimento previsto de R$ 4,6 bilhões, nos próximos cinco anos, a infraestrutura logística e de transportes deve ser completamente alterada na região.

A informação é do secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, que esteve no município de Eunápolis, nesta sexta-feira (30), participando de atividade dos Diálogos Territoriais. Segundo ele, complementa o cenário positivo, estudos sobre a implantação/ampliação de aeroportos nos territórios Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Sul. 

No encontro, que reuniu prefeitos e lideranças da sociedade de oito cidades, o secretário também projetou que, a partir de 2014, cerca de 14 mil estudantes serão beneficiados com a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá três cidades-sede – Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna -, mas as atividades e programas de ensino cobrirão uma região composta por 48 municípios.

Geração de emprego

“Em 2020, quando a instituição chegar à sua plena capacidade, terá 18 mil alunos, em 57 cursos de graduação e 38 de pós-graduação”, afirmou Gabrielli, salientando que estes novos investimentos se adensam às ações já realizadas e com resultados evidentes. “No Território Costa do Descobrimento, por exemplo, reduzimos em 49% o percentual de famílias extremamente pobres”.

O secretário enfatizou ainda que ao investir em saúde, educação, segurança, infraestrutura e tecnologia da informação, foram criadas melhores condições para a geração de emprego, “tanto que, entre 2001 e 2011, seis dos oito setores tiveram crescimento. Os setores de comércio, serviço e administração pública representavam pouco mais de 17 mil postos de trabalho e, em 2011, este número saltou para aproximadamente 47 mil”.