A Bahia é o primeiro estado do Brasil a realizar atividades de mobilização para o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que será realizado em Brasília, no mês de dezembro. Foi realizado, nesta quinta-feira (15), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), um fórum temático sobre violência urbana. O debate é uma realização da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), juntamente com o movimento social organizado.

Governo e sociedade escolheram o tema diante da necessidade de dar uma reposta ao fenômeno da violência, através de um debate público e propositivo que inclua toda a comunidade baiana na busca de soluções para a questão que afeta toda a sociedade. Estiveram presentes no fórum representantes do movimento negro, indígenas, idosos, lideranças do movimento lesbicas, gays, bissexuais e transsexuais (LGBT) e representantes do poder público.

Pacto pela Vida

O secretário Almiro Sena destacou as ações do programa Pacto pela Vida como a principal ação de segurança pública aliada à cidadania desenvolvida pelo Estado. “Se é verdade que a violência urbana contamina as grandes capitais, também é verdade que o governo tem intensificado esforços para garantir a segurança de todos”.

O representante do Movimento Quilombo X, Hamilton Borges, destacou a importância da parceria do Estado e sociedade civil. “Estamos aqui para dialogar e procurar respostas para o problema que atinge, principalmente, a população negra”, afirmou.

A realização do Fórum Mundial de Direitos Humanos, entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Brasília, é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo do encontro é promover um espaço de debate sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados os avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a violações de direitos humanos.