Em funcionamento há 42 anos, o Observatório Astronômico Antares, órgão incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na primeira metade da década de 1990, possui uma sofisticada estrutura, montada com os mais modernos equipamentos de observação e pesquisa, referência para cientistas, estudiosos e amantes da astronomia do Brasil e do mundo.

O empreendimento científico foi construído numa área doada pela Imobiliária Carvalho Ilimitada, que tinha como diretor-presidente Milton Falcão Carvalho. Para oficializar tal concessão, a filha do doador, Milma Carvalho, e o reitor José Carlos Barreto, assinaram na semana passada o termo de doação, que representa o primeiro passo para elaboração da escritura do imóvel.

Na ocasião, Carvalho falou da alegria da família em ter colaborado com este projeto. “Na época, meu pai não hesitou em fazer a doação, mesmo sendo uma área vendável, bem localizada e com perspectiva de grande valorização. Hoje, o Observatório Antares é importante não somente para Feira de Santana, mas um órgão respeitado nacionalmente. Para nós, é gratificante ter contribuído para um projeto tão grandioso”.

De acordo com o diretor do observatório, professor Paulo Poppe, o ato foi bastante significativo. “Apesar de pertencer à universidade, não poderíamos expandir sua estrutura física, pela ausência da escritura. Este ato, de oficializar a doação, representa o passo necessário para que o Observatório Antares cresça dentro dos projetos que se tem de ensino, pesquisa e extensão”. Em nome da Uefs, o diretor agradeceu à família e ressaltou que uma placa, informando a doação, será colocada no órgão.