O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, prorrogou as inscrições para submissão de trabalhos até domingo (11), para o III Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco.

Os interessados em participar dos eventos, promovidos simultaneamente entre os dias 11 e 13 de setembro, devem preencher ficha de inscrição e encaminhar, junto ao comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o e-mail iiiworkshopeccsab_dch3@hotmail.com. O valor varia entre R$ 30 e R$ 50. Mais informações no site – acesse aqui.

Os participantes poderão submeter até dois trabalhos, na modalidade comunicação oral, com duração de dez minutos cada. Os autores vão receber a aprovação do trabalho, no dia 20 de agosto, por meio do e-mail indicado na ficha de inscrição. Para participar como ouvinte, os interessados podem se inscrever até o dia 11 de setembro, por meio do mesmo endereço eletrônico. A programação da iniciativa conta com conferência, painéis temáticos e grupos de trabalho (GTs).

Territórios e interculturalidade

Com o tema territórios e interculturalidade na perspectiva da educação contextualizada, os eventos objetivam promover uma reflexão sobre a importância e os desafios da interiorização da pós-graduação no Vale do São Francisco, visando à implantação do mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, já aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

O workshop tem como objetivo discutir, por meio dos GTs, a educação para a realidade do território do semiárido, com ênfase na gestão e educação ambiental, e debater sobre formas de boa convivência com a caatinga no campo e na cidade.

A iniciativa é realizada pela Câmara de Pós-Graduação, em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (Nepec-SAB), com o Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e com a especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.