Em mais um encontro da série de reuniões realizadas com segmentos da sociedade civil organizada, o governador Jaques Wagner recebeu nesta terça-feira (13), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), representantes de movimentos sociais rurais ligados à agricultura familiar para dialogar sobre a conjuntura política e econômica do Brasil após as manifestações populares de junho e julho. Entre os temas debatidos, destaque para a convivência com a seca, reforma agrária, assistência técnica rural e a regularização de terras.

A reunião contou com a presença dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e da Agricultura, Eduardo Salles, do superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias, e do diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Vivaldo Mendonça.

Para Cezar Lisboa, o decreto assinado pelo governador que vai agilizar a regularização fundiária no estado é um dos exemplos de avanços obtidos graças ao permanente diálogo entre o Estado e os movimentos rurais. “O decreto foi discutido e pactuado com todos os movimentos, e o projeto de lei também assinado e encaminhado para a Assembleia Legislativa pelo governador para a regularização de terras públicas relativas a fundos de pasto e quilombolas é produto de discussão semelhante”.

Participaram ainda do encontro a Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Federação de Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia (CET), Movimento Luta Camponesa, Movimento Luta pela Terra (MLT), Movimento Pastoral Rural, Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia (Ceta), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes), Associação das Cooperativas de Apoio e Economia Familiar (Ascoob) e Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop).

“Precisamos continuar o diálogo entre o governo e a sociedade, que só tem a acrescentar às políticas públicas em atendimento à sociedade como um todo”, destacou o coordenador do Sasop, Carlos Eduardo Leite.

Organizados pela Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), os encontros já reuniram representantes sindicais, entidades empresariais, segmentos religiosos, entidades de classe, reitores das universidades estaduais e movimentos identitários. Nas próximas reuniões, serão recebidos movimentos urbanos, negros e da juventude.