Uma comissão formada por representantes do Movimento Passe Livre (MPL) foi recebida pelo governador Jaques Wagner no final da tarde desta sexta-feira (9), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante a reunião, Wagner acolheu a proposta apresentada pelo MPL de aprofundar o debate sobre a redução da tarifa do transporte metropolitano em regiões metropolitanas como a de Salvador e Feira de Santana. O governador se comprometeu a criar uma câmara setorial de transporte no Conselho Estadual das Cidades.

Constituído na forma de grupo de trabalho, a instância representativa composta por integrantes do Governo, do Conselho das Cidades e movimentos sociais, possibilitará a discussão sobre alternativas para a revisão do valor das passagens dos ônibus metropolitanos e outros temas ligados à mobilidade urbana. “Dentro desta câmara poderemos abrir as planilhas de custos, submetê-la a estudos de modo a chegar à melhor equação que é o melhor transporte público pela melhor tarifa para a população”.

Participaram da audiência os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa, de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, de Comunicação, Robinson Almeida, e o diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa.

A primeira reunião para a formação da câmara setorial de transportes foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 15, às 10 horas, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Além do MPL, estarão representados os movimentos sociais e segmentos da sociedade civil, incluindo os grupos que discutiram melhorias na mobilidade urbana durante a 5ª Conferência das Cidades, realizada durante a última semana, no Centro de Convenções da Bahia, na capital baiana.