A titular da secretaria estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, visitou Feira de Santana, a 108 km de Salvador, na última sexta-feira (23), debatendo o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência de gênero no município. A agenda incluiu visitas a equipamentos e serviços que compõem a rede local de atenção à mulher, com o objetivo de aprimorar a relação institucional e discutir possibilidade de novas parcerias com os órgãos que atuam na área.

Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a secretária esteve reunida com a delegada titular, Clécia Vasconcelos, juntamente com a coordenadora das DEAMs da capital e do interior, Isamari Santana. Elas trataram de medidas previstas já para os próximos meses, como a chegada de uma delegada adjunta e a mudança da sede, que passará a funcionar no bairro Sobradinho, integrada a um conjunto de delegacias especializadas. Somente este ano, já foram registradas 1.875 ocorrências na unidade policial, a maioria envolvendo casos de lesão corporal e ameaças.

Rede

A integração entre a rede local foi um dos pontos destacados, a exemplo da parceria com o Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, que oferece atendimento psicossocial às vítimas, trabalho desenvolvido pela prefeitura, com apoio do governo do Estado. A agenda foi encerrada com visita ao secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, que fez um balanço das políticas nas áreas de gênero e raça. A pasta é a responsável pela recomposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, iniciativa já em andamento no município.