A Unidade Móvel de Educação Covidien (Umec) encerrou nesta sexta-feira (9) as atividades no município de Feira de Santana. O caminhão da saúde – aparelhado com monitores de alta definição, entre outros equipamentos de última geração -, ensinou técnicas de cirurgias minimamente invasivas a aproximadamente dois mil profissionais de saúde dos hospitais Estadual da Criança (HEC) e Geral Clériston Andrade.

O secretário da Saúde do Estado (Sesab), Jorge Solla, participou da cerimônia e informou que Juazeiro, na região norte, será a próxima cidade a receber o serviço, depois de Salvador e Feira. “Este é um importante instrumento de qualificação dos nossos profissionais. Sem dúvida, uma parceria muito positiva entre a Sesab e a Covidien”.

O coordenador de educação clínica da Covidien, Luiz Carlos Xavier, explicou que a proposta é oportunizar aos profissionais lotados em unidades de saúde mais distantes o acesso às novas tecnologias da medicina. “É mais fácil e viável levar a unidade de treinamento até eles do que mobilizá-los para participar do curso fora das cidades onde atuam”.

Comodidade e motivação para investir na carreira foram alguns pontos ressaltados pelo médico Danilo Rebello, cirurgião do HEC. “Achei excelente. Alguns colegas que participaram saíram daqui com mais incentivo, inclusive para se especializar”.

Em Juazeiro

No município de Juazeiro a unidade estará, entre terça-feira e sábado (13 e 17), no Hospital Regional. Em seguida, segue para Jequié, Ilhéus, Vitória da Conquista, Guanambi e Barreiras.