Transferência das instalações para um conjunto de containeres onde, provisoriamente, substituirá o atendimento prioritário. Com essa ação, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador, iniciou nesta quinta-feira (22) o processo de requalificação da emergência, que resultará em mais leitos e novas tecnologias preconizadas pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa integra o Programa da Assistência Hospitalar do Estado da Bahia, instituído pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesab). Durante o período das obras, os atendimentos serão referenciados pelo 16º Posto de Saúde, situado na Rua Marquês de Maricá – Pau Miúdo, onde vários profissionais do hospital estão lotados temporariamente (triagem), e pela Central de Regulação do Estado.

O histórico do HGESF, fundado em 28 de outubro de 1982, é de evolução progressiva, o que motivou a necessidade de sua ampliação pela quantidade da demanda e preferência assistencial. Inicialmente a unidade era conhecida como Hospital Ernesto Simões Filho (HESF). Com a reforma em 1988 foi transformado em hospital pediátrico. No final de 1991, voltou a atender à população como hospital geral de urgência e emergência.