Vacinar crianças menores de cinco anos que não estão com a caderneta em dia. Este é o objetivo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com a Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada, de 24 a 30 de agosto, em conjunto com as secretarias dos 417 municípios. No sábado (24), será o Dia D, quando as salas de vacina de todas as unidades municipais de saúde estarão funcionando. Além disso, haverá postos volantes.

Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil – BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Na Bahia, a meta é vacinar cerca de 1,1 milhão de crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde. Também será disponibilizado suplemento de vitamina A para os maiores de seis meses a menos de cinco anos. A suplementação contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Fátima Guirra, o objetivo principal da campanha é atualizar o esquema vacinal, de acordo com o calendário básico de vacinação, na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos. “Com isso, também esperamos aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta específica de cada vacina, melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios, região de saúde e estado e manter a eliminação do sarampo e da poliomielite”.