A segurança pública está reforçada para cerca de 300 mil moradores de 14 bairros de Salvador, com a inauguração, pelo governador Jaques Wagner, da 13ª base comunitária de segurança (BCS) do estado, em São Caetano, nesta quarta-feira (14). Instalada na praça da Rua Reitor Miguel Calmon, junto a quadras de esportes e com um Centro Digital de Cidadania (CDC) em anexo, a nova base está implantada na área considerada mais crítica da região, dispondo da infraestrutura para a realização do policiamento comunitário.

Segundo Wagner, a base de São Caetano inaugura também uma nova metodologia, porque se incorpora à Companhia Independente da Polícia Militar de Pirajá. “O bairro de São Caetano é muito populoso e a região representa um desafio que vem sendo vencido: a redução de crimes”. Ele fez ainda a entrega de equipamentos para o empreendedorismo individual, como carrinhos de cachorro-quente e churrasquinho e máquinas de costura, disponibilizados pelo programa Vida Melhor, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Ações sociais

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que a intenção, com a implantação da base, é permitir que outras ações sociais voltadas à educação e ao lazer possam chegar ao bairro, o que é a meta do programa Pacto pela Vida. Ele informou também que São Caetano apresenta uma redução de homicídios por dois anos seguidos. “Neste ano, esta queda está em 20% no número de ocorrências”.

Barbosa destacou que esta nova filosofia de integração entre a base comunitária e a Companhia Independente da Polícia Militar será ampliada para as outras regiões onde o equipamento está instalado e anunciou que outras bases comunitárias serão instaladas. “Estamos dependendo da entrega dos prédios para a instalação de novas bases em Salvador e no interior”.

Eficiência

O coordenador do Pacto pela Vida e secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, declarou que em todas as regiões onde foi implantada uma base comunitária de segurança a redução do número de homicídios é superior a 40%. O secretário ressaltou que no bairro da cidade de Feira de Santana onde foi implantada, há um ano e meio, uma base, não houve mais crime de morte.

Moradores aprovam iniciativa

De acordo com o comerciante Wilson Oliveira, há 26 anos morando em São Caetano, a base é muito importante. “Já houve muitos assaltos por aqui. Inclusive, o filho do dono da mercearia já foi sequestrado. Agora não vai ter mais isso”.

O vigilante Genebaldo Alves, 43 anos, casado, uma filha, também gostou do novo equipamento. “São vários benefícios. Fazemos aqui encontro de casais, a igreja faz eventos, e agora podemos andar tranquilos e ficar até mais tarde um pouquinho”.

A aposentada Neuza Rocha dos Santos, 73 anos, explicou que mora na região há mais de 60 anos. “Aqui estava muito ruim. Eram muitos assaltos, eu não podia fazer caminhada. A partir de agora, posso vir cedo e as crianças podem brincar na praça”.

Estrutura

A nova base conta com 60 policiais militares, além de viaturas e câmeras de videomonitoramento, reforçando o trabalho realizado pela 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e pela 4ª Delegacia Territorial. A inauguração também teve a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro e da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho.

Publicada às 9h55
Atualizada às 12h20