Os assaltantes Raimundo Santana Portela Filho, 34 anos, e Roberval Bispo de Souza, 26, autores do latrocínio de Selma Barbosa Alves, 53, servidora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foram presos na madrugada desta quarta-feira (14), por equipes das polícias Militar e Civil, e já tiveram os mandados de prisão preventiva expedidos.

“A polícia baiana cumpriu seu papel e deu uma rápida resposta à sociedade em relação a este crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Segundo ele, Raimundo foi capturado em casa, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, e Roberval na residência dos pais, na cidade de Irará, distante 132 quilômetros da capital.

Em depoimento à delegada Edna Esteves, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubo de Veículos (DRFRV), Raimundo Portela Filho – preso por policiais da Operação Apolo Gêmeos e com mandado de prisão em aberto por prática de roubo em 2010 -, assumiu ter efetuado o disparo – de uma arma ainda não localizada – que matou Selma. Seu comparsa, Roberval foi capturado por investigadores da DRFRV e guarnições da PM, esteve preso também por roubo, mas encontrava-se em regime semiaberto.

Caixa eletrônico

Por volta das 22 horas de domingo (11), poucas horas antes de matarem a servidora federal, os dois criminosos atacaram um homem que iria utilizar um caixa-eletrônico da agência Bradesco do bairro de Itapuã, de quem roubaram um automóvel Celta, de cor preta, placa NYT-5784. De posse do veículo, eles interceptaram Selma, em frente ao edifício Vila do Mar, na rua Arthur de Azevedo Machado, no Costa Azul.

Segundo Raimundo, a dupla só queria o dinheiro da vítima, mas se assustou quando passou uma viatura da Polícia Militar (Operação Gêmeos), no momento em praticava o assalto e acabou executando a servidora e removendo o seu corpo do carro.

A guarnição da PM perseguiu os criminosos, que já usavam o Fiat Punto bege, placa NZY-4231, da vítima. Na troca de tiros alvejou o pé Raimundo, que, apesar de ferido, abandonou o carro e conseguiu fugir com Roberval, nas imediações do Aeroclube, no bairro da Boca do Rio, utilizando-se de um esgoto.