Palestras sobre empreendedorismo criativo e oficinas de orientação para elaboração do plano de negócios estão sendo oferecidas por meio da parceria entre Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e o Serviço de apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A iniciativa faz parte do edital lançado esta semana para a Áity Criativa, primeira incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, com foco em empresas criativas.

Essas empresas desenvolvem produtos ou serviços nas áreas de conteúdo digital (softwares, aplicativos, games e multimídia), audiovisual (cinema, vídeo e animação), design, fotografia e música, que façam uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Até o dia 18 de setembro as empresas poderão se inscrever gratuitamente no edital pelo site da Secti. Até lá, os interessados podem participar das palestras e oficinas gratuitas oferecidas, quando poderão esclarecer suas dúvidas.

Para isso é preciso acessar o site da Secti e escolher a data, horário e local de preferência, enviando nome completo e número da carteira de identidade para o e-mail incubadora.criativa@secti.ba.gov.br. As vagas são limitadas à capacidade dos espaços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3118-5879.

Incubadora

A Áity Criativa – na língua Guarani significa ninho – já instalada no Parque Tecnológico e conta atualmente com 20 empresas do segmento de TI, vencedoras de edital que contemplou a seleção de Empresas de Base Tecnológica em 2011/2012.

As empresas selecionadas para a Incubadora Aíty Criativa receberão suporte e orientações para planejamento estratégico, marketing e assessorias jurídica e financeira, além de terem acesso a uma infraestrutura de ponta destinada a desenvolver suas atividades. A ação é pioneira no estado e vai atender uma forte demanda do setor.

Segundo dados da Unesco, na economia mundial, os setores criativos foram os que mais cresceram desde o início do século 21, sendo considerada a terceira maior indústria mundial. Somente no Brasil, o setor movimenta 380 bilhões ano. Pesquisas recentes mostram que o setor responde por 22% dos trabalhadores formais. “A Bahia precisa estar em consonância com a tendência mundial de investimentos neste segmento, a incubadora Áity Criativa vai atuar na preparação desses novos empreendimentos, capacitando os jovens e ampliando a cultura inovadora do Estado”, explica o secretário Paulo Câmera.