A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), realiza até a próxima quinta-feira (29), no Território de Identidade Bacia do Rio Corrente, a I Caravana Estadual de Monitoramento pela Erradicação do Trabalho Infantil, iniciada na última quarta (21) e que já passou por cidades como Cocos, Coribe, Jaborandi e Correntina.

A iniciativa busca monitorar o território na redução do número de crianças e adolescentes em situação de trabalho e risco social e pessoal, além de sensibilizar e articular os gestores municipais para o comprometimento com o combate da erradicação do trabalho infantil.

O evento também quer informar e sensibilizar a sociedade acerca da problemática e articular todo o Sistema de Garantia de Direitos e a rede de proteção à criança e adolescente nos territórios de identidade para o enfrentamento da questão.

Cocos e Coribe

Na quarta, a caravana esteve nos municípios de Cocos e Coribe. Na primeira cidade, a audiência pública teve a participação de representantes da Sedes, que apresentaram as políticas sociais voltadas à erradicação do trabalho infantil, e da prefeitura, que apontaram o alto índice de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A titular da SAS/Sedes, Ângela Gonçalves, destacou a necessidade da elaboração e entrega do Plano de Ação de Erradicação do Trabalho Infantil, considerando os eixos informação e mobilização, identificação, proteção, defesa e responsabilização e monitoramento.

á na audiência pública, em Coribe, foi exibido o balanço das ações municipais para a erradicação do trabalho infantil, a exemplo de busca ativa no início deste ano, que detectou 170 crianças e adolescentes nessa situação e também o debate sobre a importância do Cadastro Único (CadÚnico) como ferramenta para possibilitar a transferência de renda através do Bolsa Família. Ainda foi discutida a situação das crianças e adolescentes da zona rural, levadas para a cidade com promessas de moradia e educação, mas que passaram ser exploradas para o trabalho doméstico.

Jaborandi e Correntina

Na quinta, em Jaborandi, se reuniram no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) representantes da sociedade civil organizada, poder público e comunidade em geral. A prefeitura revelou que 283 crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil, de acordo com o Censo do IBGE/2010.

A audiência pública de Correntina ocorreu no dia 23, com a apresentação das atividades realizadas até 2012 e um plano que contempla ações para 2013 e 2014 de enfrentamento ao trabalho infantil. Um dos destaques do debate foi o relato de um conselheiro tutelar, que por haver começado a trabalhar desde os seis anos de idade, só foi alfabetizado aos 13 anos, o que atrasou seus estudos, prejudicando sua formação acadêmica.