Gestores públicos, grupos de agricultura familiar, representantes de cooperativas e de associações do município de Guanambi e região participam, nesta sexta-feira (23), do seminário sobre o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Promovido pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sertão Produtivo, instalado na cidade de Guanambi, o seminário será realizado das 8 às 12h, no auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães. O Cesol local é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), uma Organização Social (OS) selecionada pelo edital 09/2012 da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Segundo o coordenador do Cesol Sertão Produtivo, Luiz Cravo, o objetivo do encontro é reunir pessoas que possam contribuir para o fortalecimento do programa federal na região. Foram convidados secretários de Agricultura de 11 municípios atendidos pelo Cesol de Guanambi e já está confirmada a participação do representante da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Jurandir Costa.

Conab

Um representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá explicar detalhes do PAA e apresentar os procedimentos legais e experiências de grupos que já foram contemplados pelo programa implementado, no país, a partir da Lei nº 10.696/2003.

Ainda segundo Luiz Cravo, desde a criação do PAA, mais de R$ 210 milhões já foram investidos na aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar nos estados da Bahia e Sergipe, beneficiando quatro milhões de pessoas alimentadas com os produtos. “O programa está consolidado, mas ainda precisa ser ampliado. É por isso que vamos realizar o seminário”, afirma. Ele também ressalta a necessidade de um maior comprometimento das autoridades municipais para ajudar na geração de renda dos grupos que trabalham com a agricultura familiar.