No dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, nesta quinta-feira (15), a Festa da Boa Morte, no município de Cachoeira, no Recôncavo, chega ao seu ponto alto, com alvorada de fogos de artifício, às 6h, e o cortejo das irmãs vestidas com a roupa de gala – beca preta, xale vermelho. joias e contas de orixás -, pelas ruas da cidade.

As integrantes da irmandade saem da sede até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde é celebrada missa solene de Assunção de Nossa Senhora, às 10h, e seguem em procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória.

Depois dos festejos religiosos, com a presença do secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, acontecem valsa, samba de roda e um almoço, às 13h, na sede da irmandade, no Largo da Ajuda. Divulgada no mundo inteiro pelo Governo da Bahia, a Boa Morte, uma das mais expressivas manifestações do sincretismo religioso, ao reunir elementos das religiões católica e de matriz africana, tem o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e da Bahiatursa.

As festividades prosseguem até esta sexta-feira (16), com distribuição de cozido e sábado (17), e sábado (17), com caruru, pipoca e mungunzá. Nos dois dias haverá samba de roda, a partir das 20h.