Música popular e erudita, passeios turísticos e em trilhas ecológicas e todos os encantos da Chapada Diamantina. Tudo isso foi proporcionado pela quinta edição do Festival Vozes na Chapada, encerrado no último sábado (4), no município de Mucugê, a 450 quilômetros de Salvador, com taxa de ocupação hoteleira de quase 100% e reunindo mais de 13 grupos de diferentes cidades da Bahia e de outros estados.

O evento apoiado pela Bahiatursa como forma de fomentar o turismo na região contou com realização de concertos na Câmara Municipal de Mucugê e na Praça dos Garimpeiros. Treze corais se apresentaram, sem competição. Em paralelo, aconteceram oficinas de técnica vocal, ministradas gratuitamente pela mestra Ana Paula Barreiros, com apresentação didática.

Intérpretes de grande talento se apresentaram em concerto no Centro Antonio Carlos Medrado (Clube Social), com um repertório diversificado, trafegando entre a música erudita e a folclórica, passando pelo gospel e ritmos regionais.

Convidada especial do evento, a cantora Margareth Menezes, apresentou, na Praça dos Garimpeiros, um show intimista e em formato eletroacústico, homenageando Gilberto Gil e Caetano Veloso. “Um evento excepcional, onde todos ganharam porque, além de trazer cultura para nossa cidade, fortaleceu o turismo e aqueceu a economia local”, disse a prefeita de Mucugê, Ana Olímpia Medrado. Ela anunciou que a provável data do próximo festival será de 31 de julho a 2 de agosto de 2014.

Durante os três dias de festival, os nativos e turistas puderam visitar os atrativos locais, como o sítio ecológico do Projeto Sempre Viva, a Cachoeira das Andorinhas, o Cemitério Bizantino e o Museu do Garimpo, em Mucugê, o Poço Azul, em Nova Redenção, e Poço Encantado em Itaetê.

Magnetismo

Acompanhada por amigas, a baiana Eliane Ventura aproveitou o clima da cidade para passear, conhecer um pouco da história de Mucugê e experimentar o famoso cortado de palma e a comidinha caseira da região. “A cidade é muito acolhedora. Já estivemos aqui várias vezes e sempre voltamos. Mas hoje especialmente para assistir ao encerramento do Coral de Vozes na Chapada”.

A turista Margarida Martins, que mora em Portugal, foi a Mucugê para conhecer a riqueza da diversidade de corais e saiu encantada com a magia do lugar. “Quero conhecer o Rio Piabinha e tomar banho na Cachoeira de Tiburtino. O passeio é gratificante e só paguei R$ 10 e ainda levo toda essa experiência vivida nessa enigmática cidade”.

Lúcia Miranda de Oliveira, de Itabuna, saiu deslumbrada com tanto magnetismo. “Aqui encontramos a alegria da alma, amizade no olhar de todos e uma felicidade que traduz a mesma sintonia. O festival atende a vários públicos de todas as idades e credos e desperta em nós a música que está no nosso interior”.