Em performances realizadas pelo projeto Conexão Vivo, a nova música da Bahia ganha a tela da TVE nos sábados deste mês, sempre a partir das 16h. E o próximo programa, no dia 17, mostra os melhores momentos do show de raiz sertaneja do grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, que foi gravado em 2012, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Formado por dez integrantes, o Quixabeira de Lagoa da Camisa, uma das três atrações do interior da Bahia selecionadas pelo projeto, representa Feira de Santana e a musicalidade do sertão baiano. No repertório do show, samba-de-roda, chula, samba-martelo, batuque, reisado, que traduzem o modo de viver da comunidade de Lagoa da Camisa, que fica a cerca de 20 quilômetros da cidade de Feira de Santana.

As melodias são criadas no convívio com as atividades manuais, no trabalho que visa à sustentação das suas famílias. Nas apresentações, os homens acompanham as vozes femininas com instrumentos de corda e de percussão. Os músicos, contudo, também cantam alguns dos temas apresentados nos shows, criados, em sua maioria, pelos integrantes da banda.

Desde que foi criado, tem se apresentado em importantes eventos musicais do país, como no Festival de Cultura Popular, em Brasília, em 2007, no Troféu Caymmi, em 2005, e no IV Mercado Cultural, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, onde tocou com a Orquestra Popular de Câmara de São Paulo, em 2002.