Ervas medicinais, hortas, frutas e leguminosas cultivadas com base na agroecologia serão apresentadas para os estudantes da Escola Técnica Agrícola, localizada no município de Barra, no oeste do estado, a 650 quilômetros de Salvador, durante curso promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento (EBDA), vinculada à Secretaria da Agriculura (Seagri).

A capacitação incentiva o desenvolvimento sustentável em harmonia com o meio ambiente, difundindo a prática de agricultura orgânica no oeste do estado. As atividades acontecem nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), a partir das 8h, e abordarão temas como Diferenças entre agroecologia e agricultura convencional, Segurança alimentar, Perigo dos agroquímicos, Controle de pragas, Formação do solo e Produção de biofertilizantes.

De acordo com o engenheiro agrônomo Edvaldo Reinaldo, além da teoria, o evento também contará com aulas práticas. “Iremos confeccionar biofertilizantes, inseticidas naturais feitos a partir das plantas da caatinga e compostagem (adubo)”.

Segundo ele, as técnicas adotadas são de fácil compreensão e são demonstradas por meio de figuras ilustrativas de produção orgânica. Os cursos geralmente possuem carga horária de 16 horas e contam com materiais didáticos como cartilhas e apostilas.