A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), inaugurou na manhã desta sexta-feira (27), mais um Posto Avança (Pavan) no município de Guajeru, em parceria com a prefeitura local.

A unidade contará com atendimento de dois técnicos e terá como primeira ação distribuir 45 mil mudas de palma para agricultores familiares. A cidade de Guageru fica a 117 quilômetros de Caetité, onde está situada a gerência da EBDA que atende a região.

“A assistência técnica vai ser priorizada, visando o desenvolvimento da produção leiteria da região”, afirmou o diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos. O evento também contou com a participação do gerente regional da EBDA, em Caetité, Renné Frota, que ficará responsável pela unidade.

Grande conquista

Durante a inauguração, houve ainda a entrega simbólica de mudas de palma para um agricultor familiar. As demais mudas serão distribuídas aos contemplados neste sábado (28), sendo entregues mil mudas a cada agricultor. Além disso, cinco mil mudas serão disponibilizadas para a implantação de uma Unidade Técnica Didática (UTD).

As mudas de palma poderão ser plantadas e utilizadas como reserva estratégica para a alimentação animal. O município conta com aproximadamente 1.300 agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e sua principal atividade econômica é a pecuária.

De acordo com o prefeito Gilmar Rocha, a instalação do Pavan e a distribuição de mudas de palma significam uma grande conquista para a agricultura familiar do município. "Temos um rebanho de cerca de 40 mil cabeças e a estiagem tem nos afetado muito. A parceria com o Governo do Estado, por meio da EBDA, é fundamental para alavancar essa economia”.