Na segunda-feira (23), mais 690 profissionais que atuam como bilheteiro, balconista de loja, camareira, frentista, garçom, guia de turismo náutico, recepcionista de meio de hospedagem e nas áreas de receptivo turístico, cozinha e segurança de shopping foram certificados pelo Programa de Cursos de Qualidade e Serviços.

Realizados pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os cursos tiveram uma carga de 70 horas/aula e contaram com consultoria para empresas dos segmentos de turismo e serviços.

A cerimônia aconteceu no salão de eventos da Casa do Comércio, em Salvador, e teve a participação do secretário estadual da Copa na Bahia, Ney Campello, e da diretora regional do Senac, Marina Almeida, além de representantes das Associações Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH), de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel), de shoppings e empreendedores do Sistema S.

A garçonete Cássia Maria Souza Conceição, uma das profissionais qualificadas, que atualmente trabalha em um restaurante no Mercado Modelo, disse que o curso para garçom foi muito bom. “Pude relembrar coisas que já tinha aprendido e com certeza o curso vai proporcionar novas oportunidades durante a Copa”.

O secretário destacou que a Copa vai além das obras de infraestrutura. “O maior dos legados deste evento é tratar do ser humano, daquele que é o eixo central do foco da Copa. Somente a Secopa já qualificou mais de 3.100 pessoas”.

Já a diretora regional do Senac declarou que a instituição espera que os profissionais qualificados se encontrem no mercado de trabalho. O evento foi finalizado com uma palestra motivacional do professor Garrido.