O município de Porto Seguro, no sul do estado, recebeu no último final de semana (13 e 14 de setembro), a visita da comitiva da Federação Australiana de Futebol, liderada pelo seu diretor Gary Moretti. A equipe representante da seleção australiana de futebol – já classificada para disputar a Copa do Mundo 2014 -, foi conhecer as instalações do Estádio Municipal e do Hotel La Torre Resort, candidatos oficiais a Centro de Treinamento de Seleções (CTS), durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

A visita foi acompanhada pelo coordenador de competição e serviços às equipes do Comitê Organizador Local (COL), Dominik Horff, e pelo gerente de eventos da Match/Fifa, Rodrigo Cintra. Os visitantes foram recepcionados pela prefeita do município, Cláudia Oliveira, pelo coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), Marco Costa, e, dentre outros, pela superintendente do Convention Bureau e do Comitê Local para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Patrícia Martins.

Obras de reforma

Durante a vistoria, foi apresentado o projeto de reforma do estádio municipal que já tem os recursos garantidos pelo Ministério do Esporte e pela Prefeitura de Porto Seguro, para execução das obras, captados com o apoio da Secopa.

A importância da atração de delegações para visitar a Bahia, para a projeção do Estado e valorização do programa de Interiorização da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, foi destacada por Marco Costa. Ele enfatizou que os países têm mostrado interesse em conhecer a Bahia e realizar vistorias nos equipamentos que são candidatos a CTS.

Além da Austrália, as delegações da Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Turquia, Bélgica, Grécia, Noruega, Japão, Suécia e outras, já visitaram a Bahia. A definição do local que servirá de base para as seleções só será divulgada pelas federações após o sorteio fiinal, que será realizado em Costa de Sauipe no dia 6 de dezembro deste ano.

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, ressaltou a importância de receber a comitiva para inspeção técnica no município. “Estou muito honrada em receber a comitiva da Austrália em nossa cidade. Estamos bastante otimistas e trabalhando duro para Porto Seguro abrigar a seleção durante a Copa do Mundo”. Além de Porto Seguro, a comitiva visitou equipamentos em municípios do Espírito Santo, São Paulo e finaliza a missão em Belo Horizonte.