Pequenos empreendedores de Igrapiúna, na região sul do estado, distante 331 quilômetros de Salvador, comemoraram nesta sexta-feira (27) a inauguração de um Posto do CrediBahia no município. A unidade chega oferecendo aos que investem na economia local, uma linha de financiamento com juros reduzidos de 0,64% ao mês, para quem precisa de até R$ 3 mil.

O programa estadual de microcrédito vai beneficiar, principalmente, comerciantes que atuam na feira de artesanato e os ambulantes que trabalham nas praias vendendo doces, pipoca, churrasquinho e picolé, entre outros produtos e serviços da economia popular. O novo posto do CrediBahia está localizado à Rua João Paulo II, no prédio da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC).

A chefe de gabinete, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, que representou o secretário Nilton Vasconcelos na solenidade de inauguração da unidade, destacou o esforço do Governo do Estado em prover as principais cidades do interior baiano de um posto do CrediBahia.

Incrementar negócios

Antes da inauguração, Antonio Pimenta, representante da Coordenação de Microfinanças da Setre, fez uma explanação sobre o programa para a população e as autoridades locais, em audiência publica realizada na Câmara Municipal. Na oportunidade, o prefeito do município, Leandro Luiz Ramos Santos, fez questão de destacar a importância da chegada do CrediBahia para o desenvolvimento do comércio local. “O programa chega para incrementar os negócios dos pequenos empreendedores do município que, a partir de agora, contarão com os benefícios do acesso ao crédito alternativo”, afirma.

O CrediBahia integra as ações do programa estadual Vida Melhor, que busca a inclusão socioprodutiva dos baianos. Executado pela Setre, em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Sebrae/Bahia e prefeituras, desde a sua criação já liberou um total de R$ 192,7 milhões, por meio de 112.412 mil contratos. Com essa nova unidade, o programa atinge a marca de 178 postos e está presente nos 26 territórios de identidade do estado.

A cidade de Igrapiúna tem mais de 13 mil habitantes. Como destaque da sua economia, está o setor de serviços que cresce em razão das suas lindas praias, que atraem durante todo ano, centenas de milhares de turistas.