A primeira edição da Feira Literária da Primavera e uma palestra sobre os rumos do ensino e aprendizagem da Língua e Literatura no desenvolvimento do ser humano fazem parte das comemorações pelos 45 anos a Biblioteca Juracy Magalhães Jr., localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste final de semana.

A feira acontecerá nesta sexta, sábado e domingo (20, 21 e 22), com a venda de publicações a preços módicos. A ação reunirá escritores já conhecidos da comunidade do Rio Vermelho, como Sérgio Matos, que já participou de uma das edições do Encontro com o Escritor, também promovido pela unidade.

“Inicialmente tínhamos planejado a Feira apenas para sexta e sábado, mas decidimos estendê-la para o domingo para unir com outras atividades que acontecerão no Rio Vermelho”, explica a diretora da Biblioteca, Sônia Morelli. Outros escritores moradores e ex-moradores do tradicional bairro de Salvador também foram convidados para divulgar suas obras.

Na segunda (23), às 9h, o escritor e professor assistente de Literatura Portuguesa e Brasileira do DCHT – Campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb|), Adriano Eysen, fala sobre os novos rumos das letras na era do descartável e a importância do ensino e aprendizagem da Língua e Literatura no desenvolvimento do ser humano.

As Yabás na Biblioteca Monteiro Lobato

Em nova temporada, neste domingo e no próximo (22 e 29), sempre às 11h, a Cia. de Teatro na Boca de Cena apresenta na Biblioteca na Biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré), a peça O Encontro das Yabás. Com a direção de Eugênio Lima, o espetáculo retrata os dilemas cotidianos dos moradores da Boca do Rio, um dos bairros remanescentes quilombolas de Salvador e dos pescadores de xaréus.

A história da peça é contada por meio de lendas do rio que deságua no mar, contos de pescadores, das lavadeiras e dos primeiros habitantes do bairro até os dias de hoje, retratando um dos momentos mais importantes para a comunidade à beira mar – a festa de pescadores.