O 10º concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) pela Série Jorge Amado 2013, que será realizado nesta quinta-feira (5), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, terá regência do renomado maestro italiano Francesco La Vecchia, diretor artístico e regente titular de uma das mais prestigiadas orquestras da Europa, a Sinfônica de Roma.

A noite de música clássica apresenta também como solista convidado o jovem pianista capixaba Aleyson Scopel, considerado um fenômeno musical da atualidade no Brasil. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou nos SACs Barra e Iguatemi e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

No programa, o público poderá apreciar Vocalise e Rapsódia sobre um tema de Paganini, obras do compositor russo Sergei Rachmaninov. Do compositor alemão Johannes Brahms, será executada a Sinfonia nº 3 em Fá maior op.90.

La Vecchia nasceu em Roma e iniciou os estudos musicais com o avô paterno. Aos 9 anos, apresentou seu 1º concerto. Aos 18, fundou e liderou o Quinteto Boccherini e aos 23, concebeu a ideia da Fondazione Arts Academy, em Roma. Com 27 anos foi nomeado regente titular da Orchestra della Instituzione Sinfonica di Roma.

Em 2002, foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Roma que, em pouco tempo, tornou-se uma das mais aclamadas e prestigiadas orquestras da Europa, com turnês em São Petesburgo, Madri, Bruxelas, Rio de Janeiro, Brasília, Londres, Atenas e Berlim e outras cidades.

La Vecchia recebeu o Prêmio de Reconhecimento de Carreira, durante o Ano Europeu da Música, e honrarias concedidas por presidentes e ministros da cultura de vários países.