Mais de 280 mil moradores do município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) serão beneficiados com a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e o integrado de abastecimento de água, que tiveram a construção autorizada pelo governador Jaques Wagner nesta segunda-feia (2). Em cerimônia no Teatro Municipal da cidade, ele assinou a ordem de serviço para início das obras.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizará as intervenções. A primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário será concluída em outubro, cobrindo o município em 80%. A segunda, que amplia o esgotamento, quando concluída, vai elevar para 90% a cobertura do sistema na cidade, beneficiando 24.534 moradores, com investimento de R$ 19,4 milhões.

As intervenções fazem parte do Programa Água Para Todos e significam, de acordo com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira, “saúde pública, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento regional e são mais duas importantes obras do programa". Ele disse que já foram “conectadas à rede, desde 2007, três milhões e meio de pessoas, com água, e mais de dois milhões com esgotamento sanitário. “A sede de Camaçari vai ter segurança hídrica para os próximos 20 anos, com a obra de água e a obra vai atender 90% da população”.

Ligações

Já a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) vai beneficiar 255.668 moradores da região de Camaçari, com um investimento de R$ 36,3 milhões. Serão mais 2.178 novas ligações na cidade, com distribuição de água potável aos moradores.

O governador Jaques Wagner informou que diversas ações estão sendo feitas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. Ele salientou os investimentos com as duas obras em R$ 50 milhões, além de duas outras importantes, que já estão pré-selecionadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São “o sistema de esgotamento sanitário de Arembepe e o reforço no sistema de água de Machadinho, que vai melhorar muito os bairros da orla. São várias obras e creio que vamos passar mais tranqüilidade hídrica para a população de Camaçari”.

Publicada às 10h50
Atualizada às 16h40