Alunos do Colégio Estadual Bolívar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, participaram nesta quarta-feira (25) de atividades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. Muito mais do que diversão, a iniciativa da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) levou para o ambiente escolar a discussão em torno da importância da inclusão e respeito às diferenças.

A ação, que tem a parceria da Associação de Atletas Baianos com Necessidades Especiais (Abane), colocou os jovens estudantes em contato com o universo das pessoas com deficiência. Orientados pela equipe de preparação técnica da Abane, os alunos disputaram partidas de basquete e rugby em cadeira, esportes disputados por pessoas que têm alguma deficiência físico-motora.

“É muito difícil. Eles são guerreiros”, reconheceu a estudante do 3º ano, Jucélia Santos. Já a coordenadora pedagógica, Alcilane Santos, destacou o cunho educativo da ação na formação cidadã dos estudantes da rede pública.

A atividade faz parte do projeto ‘Um Por Todos e Todos por Um’, que fomenta a discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiência, por intermédio de palestras, dinâmicas e oficinas com alunos e professores, propiciando um debate sobre a diversidade humana, os modos de interação dessas pessoas com a sociedade, além da busca pela quebra de preconceitos e estigmas.