No decorrer dos anos, os museus superaram a função de meros ambientes de acúmulo de objetos e assumiram importante papel relacionado a todos os campos do conhecimento. O assunto foi abordado nesta segunda-feira (23), no campus da Universidade Estadual de Feira e Santana (Uefs), na abertura do Seminário Integração entre Memória e Cultura Afro-brasileira com a Ciência e os Museus de Zoologia.

O evento, aberto à comunidade e que prossegue até esta terça (23), marca a inserção do Museu de Zoologia da Uefs nas comemorações alusivas à 7ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Os trabalhos são desenvolvidos no Anfiteatro, módulo 2, campus da instituição.

Sobre a importância dos museus para o patrimônio biocultural, o professor Eraldo Medeiros Neto, da Uefs, destacou, na conferência de abertura, que as coleções guardam evidências da herança cultural e biológica de um povo. “Existe uma relação cultural entre as peças e a comunidade de onde ela foi extraída. Cada item tem uma representação simbólica, de acordo com a cultura que se estuda, constituindo-se em importante fonte de pesquisa para as diversas ciências”.

Mostra

Na ocasião também foi aberta a exposição ‘Ciência, Raça e Literatura’, que permanece em pauta até 4 de outubro. A exposição apresenta recortes do processo histórico de construção do conceito de “raça” pelas Ciências Naturais e a apropriação do discurso científico sobre raça na literatura brasileira e sua relação com os debates sobre identidade nacional.

Nesta terça, as atividades começam às 8h, com a palestra ‘As Religiões Afro-brasileiras: uma perspectiva de gênero e rituais de sacrifício’, proferida pela professora doutora Elizete Silva, da Uefs. Em seguida, haverá mesa-redonda sobre ‘Simbologia dos Animais como Elementos da Preservação da Memória, Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira’, mediada pela professora mestra Eduarda Sena (Uefs).

O seminário é coordenado pelo Museu de Zoologia da Uefs, com o apoio da Divisão de Invertebrados Aquáticos (DIA) e da Divisão de Educação Acervo Didático e Divulgação (Deadd). A programação está disponível aqui.