Implantado no coração da Bahia, no Território de Identidade Chapada Diamantina, o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (Ceep), em Seabra, vem contribuindo para a conservação e a divulgação do patrimônio natural e cultural da região. No intuito de valorizar a paisagem natural da localidade e apresentá-la a baianos e turistas, estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Hospedagem estão desenvolvendo um projeto de Educação Patrimonial.

O projeto trabalha na perspectiva de conhecer para conservar, buscando identificar, reconhecer e valorizar o patrimônio arqueológico da cidade de Seabra, uma região rica em paredões, cavernas e grutas. A estudante do 4º ano do ensino médio integrado no curso de Guia de Turismo, Bárbara Sá Teles Barros, 18 anos, diz que a iniciativa tem o propósito de resgatar um pouco da cultura local e conscientizar as pessoas para conservar e não vandalizar o patrimônio.

Com a ajuda do artista plástico Jucimar Vaz (Luda), os estudantes construíram réplicas da gruta Bolo de Noiva, localizada entre os municípios de Seabra e Iraquara, utilizando argila e materiais descartáveis da natureza, como madeira, tocos e pedras. Apesar do potencial turístico, Seabra ainda não está inserida no roteiro da Chapada Diamantina e esse é o desafio para estudantes e professores do Ceep.

“Nós ainda não temos um polo turístico efetivo, mas o curso está trabalhando no sentido de ampliar as possibilidades turísticas da região”, afirma a diretora do Ceep, Bárbara Celeste Teixeira de Souza, ressaltando que, a partir das visitas os estudantes estão elaborando também um inventário dos pontos potencialmente turísticos.

Formação profissional

Estudante do 2º ano do ensino médio integrado à Educação Profissional no curso técnico em Hospedagem, Maria Clara Barbosa dos Santos, 15, avalia que a formação técnica é uma oportunidade para que possa trabalhar e continuar vivendo no lugar onde nasceu. “Aqui, nós temos poucos profissionais qualificados. Por isso, o curso técnico em hospedagem é um diferencial”.

Para a diretora do Centro, a implantação do Ceep em Seabra representa uma nova alternativa profissional para os jovens da região. “Além de concluir o ensino médio, os estudantes saem com uma qualificação profissional e várias oportunidades de inserção no mundo do trabalho, capacitados, inclusive, para serem empreendedores do próprio trabalho”.

Centros temáticos

O Ceep em Turismo é um dos centros temáticos criados pelo Estado, vinculado ao eixo tecnológico turismo, hospitalidade e lazer, com objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio nos setores que mais geraram trabalho, emprego e renda em alguns territórios de identidade.

O estado também conta com o Ceep em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, que reforçará a qualificação dos jovens e trabalhadores no atendimento de demandas geradas, por exemplo, pela Copa do Mundo 2014.

Para atender o Recôncavo e a Baía de Todos-os-Santos, que vêm atraindo cada vez mais visitantes, por suas riquezas arquitetônicas, gastronomia, história e festas populares, foi criado o Ceep em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro.