A Secretaria da Educação do Estado da Bahia recebeu nesta terça-feira (24) a visita de gestores do Acre, interessados em conhecer a experiência do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino da Bahia (Paip), que é uma das ações estruturantes do órgão, concebida com o objetivo de atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades.

De acordo com o gerente institucional do Instituto de Educação Profissional, Dom Moacir, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre, Gerlande Sales, sua equipe conheceu o Paip por meio de pesquisas na internet. “Encontramos a experiência da Bahia em pesquisas na internet e o que chamou a atenção foi a simplicidade da proposta de utilizar uma plataforma simples, já existente, para desenvolver um projeto grande”.

Para Gerlande, a visita é uma oportunidade de conhecer a experiência do Paip e suas estratégias de intervenção, na perspectiva de replicar a proposta no Acre. “Nossa expectativa é aprender com quem faz bem. Queremos conhecer o Paip e implantar uma estratégia semelhante em nosso estado, voltado para a educação profissional. Vivemos em uma região diferente, mas os desafios são parecidos”.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, que coordenou a apresentação do projeto aos visitantes, o contato é uma maneira de estabelecer uma cooperação, transferindo tecnologia e metodologias educacionais para a rede de educação do Acre.

Projeto

O Paip é uma ação integrada, sistêmica e inovadora e tem o foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia, capturando a dinâmica das unidades de modo sistêmico e atualizado para a promoção da melhoria da qualidade do ensino.

A proposta contempla, entre outras ações, oportunizar aos gestores visão crítica sobre os diversos níveis do sistema de educação pública, o monitoramento e o acompanhamento permanente da gestão pedagógica das unidades escolares, a implementação de um sistema articulado de informações sobre a rede estadual de ensino a partir das diversas fontes internas e externas à Secretaria da Educação da Bahia, além de viabilizar e estimular a produção de experiências pedagógicas inovadoras.