A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da TV Anísio Teixeira iniciou nesta quarta-feira (18) – e prossegue até 18 de outubro -, as inscrições para a seleção de vídeos de curta duração produzidos por estudantes das escolas estaduais. A proposta pretende dar visibilidade às produções audiovisuais amadoras de curtíssima metragem e envolver professores e estudantes na construção colaborativa de vídeos.

Além de fomentar a produção audiovisual no ambiente escolar e a experimentação de novas linguagens, a ação objetiva, em seu sentido mais amplo, possibilitar que a comunidade escolar se reconheça como autora e produtora de obras audiovisuais.

Os vídeos selecionados irão compor um dos quadros colaborativos do Programa Intervalo da TV Anísio Teixeira. No formulário, o nome do quadro também será sugerido pelos participantes. Os gêneros e formatos dos vídeos poderão ser variados, contanto que sejam de até dois minutos.

Os estudantes podem ter como referências temas transversais definidos pelos parâmetros curriculares do Ministério da Educação (MEC), como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, e que tratam da relação da escola com a comunidade. Serão aceitas produções feitas com câmeras domésticas e dispositivos móveis.

Expectativa

O aluno que deseja participar deve contar com o apoio dos professores cadastrados para conferir o regulamento e inscrever sua produção no Ambiente Educacional Web. O coordenador da TV Anísio Teixeira, Toni Couto, disse que esta seleção é o resultado de um processo iniciado pela rede Anísio Teixeira em cinco anos de trabalho, para estimular a produção técnica audiovisual e evidenciar o conteúdo desenvolvido por professores e estudantes da escola pública.

“A expectativa é muito grande pelas experiências já realizadas. Tivemos, por exemplo, o processo de formação para o audiovisual que se iniciou com professores dos Núcleos de Tecnologia Educacional que receberam equipamentos de filmagem e edição e multiplicaram esse conhecimento para as escolas em todo o Estado, explica Tony. O resultado deverá ser divulgado no Portal da Educação até 31 de outubro. O lançamento do Programa Intervalo está previsto para o início de 2014.