Em dois jogos cheios de gols, Cruzeiro e Barcelona levaram as taças da 1ª Copa Matatu de Futebol e Futsal. As partidas foram realizadas na manhã de domingo (29), no bairro de Matatu de Brotas, em Salvador. As finais foram contra o Esperança e o Araçatuba, respectivamente. Foram duas partidas diferentes em todos os aspectos, uma vencida por 2 a 0 e a outra empatada em 3 a 3, e os moradores da Vila de Matatu fizeram a festa no campo e na quadra do bairro.

Artilheiro do Cruzeiro, com sete gols, Jorge, mais conhecido pela comunidade como ‘Boneco’, era só alegria. “O jogo foi muito bom. Esta é a quinta vez que participo de uma competição no bairro e levo o troféu de artilheiro. Até agora, ninguém conseguiu tirar de mim este título”, disse Jorge, que está prestes a completar 50 anos.

Com a duração de um pouco mais de dois meses, a copa movimentou Matatu de Brotas. Dezoito equipes – oito de futsal e 10 de futebol – brigaram pelos títulos. No futsal, as equipes contavam com menores de 18 anos e adultos. Já no futebol, o campeonato foi restrito aos veteranos (acima de 40 anos). Foram 198 gols marcados durante todo o campeonato – 101 no futebol e 97 no futsal –, com uma média de 4,7 gols no futebol e 6,1 no futsal.

Para o coordenador de excelência esportiva da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Sinval Vieira, o evento foi uma prova de que é possível aliar a prática esportiva ao lazer em uma comunidade. A copa foi realizada pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e Cultura (Asbradec), com apoio do Estado, via Sudesb.