Um grupo de 20 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Georgina Ramos da Silva, no bairro da Boca do Rio, abriu, oficialmente, nesta sexta-feira (13) o Centro de Visitação Pituaçu Solar, no Estádio Governador Roberto Santos, em Salvador. Os estudantes se disseram encantados com a visita, para eles, uma verdadeira aula de campo, que permitiu conhecer muitas coisas novas; ampliar o conteúdo escolar de sala de aula, além de proporcionar uma oportunidade única, de conhecer um belo estádio de futebol.

O Centro, público e gratuito, dedicado à difusão do uso de tecnologias inovadoras e renováveis, como a energia solar, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com a Coelba (Grupo Neoenergia).

“Priorizamos a presença dos alunos que estão à frente da nossa tradicional Feira de Ciências. Queríamos que eles assimilassem os conteúdos de sala de aula em uma atividade extra-classe como esta, vivenciando, na prática, os conhecimentos que são teoricamente explicados. Tenha certeza de que não poderia ter sido um outro local, não fosse este aqui. Tudo veio a calhar!”, afirmaram as professoras Núbia Almeida, Clementina Casqueiro e Vilma Sueli, que conduziam o grupo.

Importante

Segundo Ana Carolina, 16 anos, as informações prestadas pelos monitores que conduzem a visita foram de fundamental importância, “pois vão contribuir para o nosso trabalho escolar, especialmente sobre a experiência da utilização da energia limpa”, disse.

O estudante Bruno Pedra, 17 anos, considerou rica e produtiva a visita. “Aprendemos coisas que muito de nós, não sabíamos. Especialmente sobre os painéis solares que nos foram apresentados e que me chamaram muita atenção”, revelou.

Investimento

“Valeu o investimento, de cerca de R$ 400 mil, na implantação e operação do Centro de Visitação Pituaçu Solar. Pela reação dos alunos, percebemos que foi muito boa esta iniciativa em transmitir aos jovens noções de meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou a assessora de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, anunciando que, no final de 2013, as três melhores redações de estudantes que visitarem o centro serão premiadas com um IPad. A redação deverá ter 30 linhas, contendo o nome do aluno e da escola e a data da visita, devendo ser enviada para o email: eficiencia@coelba.com.br.

O diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), estava feliz com o grau de satisfação dos alunos: “A este novo projeto, agregamos outro que já executamos, Portões Abertos, e temos certeza de que os jovens ficarão entusiasmados após cada visita”. Ele convidou diretores de escolas públicas e privadas para que façam contatos com a Coelba e levem os estudantes para conhecer o centro. As visitas são agendadas pelo telefone (71) 9692-0224.

O Centro está aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Às terças-feiras, o agendamento é direcionado ao público infantil (crianças até 12 anos). A visita é gratuita, mas é sugerido que sejam levados alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição beneficente. O visitante que levar lâmpadas incandescentes e a cópia da última conta de energia receberá um “kit” com até três lâmpadas fluorescentes econômicas, além de folders educativos sobre economia de energia.