Tudo pronto para da 21ª edição do tradicional Rallye do Batom, que vai acontecer neste sábado (28), com largada no Jardim de Alah, em Salvador, a partir das 9h. A competição é realizada pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).

A prova terá duração estimada de quatro horas e meia, com um percurso aproximado de 130 quilômetros, passando pelas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari. Como em edições anteriores, cerca de 200 veículos, pilotados exclusivamente por mulheres – os homens podem ser apenas navegadores – vão participar do evento esportivo, considerado a prova mais charmosa do automobilismo baiano.

A competição é de regularidade e os carros são os mesmos utilizados no dia a dia, sem qualquer tipo de preparação especial. A prova será disputada por duas planilhas – uma para carros 4×4 e outra para 4×2. A primeira promete mais adrenalina, pois exige melhor desempenho do automóvel e da dupla em trechos fora de estrada.

Apesar ser uma trilha com menos obstáculos e sem as famosas pegadinhas da 4×4, a direção da prova garante que não vai faltar emoção para a turma do 4×2. A competição, que tem um clima familiar, contará com as categorias – graduado 4×4 (dupla mista/experiente) com equipamentos, turismo 4×4 (dupla mista/experiente) com equipamentos e expedition 4×4 (dupla mista/novata) sem equipamentos. Na sequência partem para a aventura os competidores das categorias convidados, batom 4×2 e turismo 4×2.