A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) vem ampliando e melhorando continuamente os serviços prestados no seu site – www.sefaz.ba.gov.br – e a resposta dos usuários acontece na forma de incremento das estatísticas – a média mensal no período de janeiro a julho de 2013 foi de 1,069 milhão de visitas, o que representa um crescimento de 26,17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 847.237 acessos.

Hoje, a página disponibiliza um total de 113 serviços, que vão desde pagamentos de impostos à emissão de documentos fiscais eletrônicos. Entre os mais procurados estão a emissão de documentos fiscais do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), pagamentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão, Causa Mortis e Doações (ITD), emissão de nota fiscal avulsa, impressão de certidão negativa, entre outros.

Novos serviços surgem de acordo com as demandas governamentais, a exemplo do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013), que entrou em vigor recentemente e segue até 29 de novembro. A relação completa pode ser conferida no ícone ‘Inspetoria Eletrônica’, no menu superior do portal.

“O atendimento presencial, hoje, é praticamente uma via alternativa, porque quase todos os serviços estão no site de forma mais ágil, prática e econômica. Claro que o presencial sempre vai existir, mas de forma especializada, para situações em que realmente haja necessidade de recepcionar documentos ou conversar com o contribuinte”, esclarece o diretor de Atendimento da Sefaz, João Osvaldo Borges.

Outras opções de atendimento para o público

Outra forma de atendimento bastante utilizada é o call center, pelo 0800 0710071. No caso de chamadas de celular da Região Metropolitana de Salvador (RMS), deve-se ligar para (71) 3118-1555. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Caso a dúvida do contribuinte esteja relacionada à legislação tributária, a consulta deve ser pelo Plantão Fiscal, via e-mail (plantaofiscal@sefaz.ba.gov.br) ou telefone (0800 071 0071).

Existe ainda o atendimento pelo Fale Conosco (faleconosco@sefaz.ba.gov.br), com resposta em até 48 horas, contando somente os dias úteis. Todos esses serviços estão também no portal da Sefaz. Quem optar pelo atendimento presencial deverá se dirigir às unidades de atendimento da Sefaz nos postos do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão ou às inspetorias fazendárias. As localidades podem ser consultadas no site, no menu ‘Atendimento’, ícone ‘Região Fiscal’.