Na noite de quinta-feira (26), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebeu, em São Paulo, o Troféu Transparência 2013, que foi entregue ao presidente da empresa, Abelardo de Oliveira Filho, pelo vice-presidente da Anefac, Leandro Ardito. A premiação é concedida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e pela Serasa Experian às empresas com as melhores práticas de transparência nas demonstrações contábeis da economia brasileira.

O Troféu Transparência existe há 17 anos e consolidou-se como a premiação mais bem conceituada do país na área financeira, tornando-se uma referência quando o assunto é demonstração contábil. Entre os critérios verificados nos balanços das empresas, constam o grau de detalhamento e transparência das informações e das notas explicativas, a aderência aos princípios contábeis, o leiaute, a legibilidade, a concisão, a clareza e a divulgação de aspectos relevantes para o negócio mesmo que não seja exigido legalmente.

A comissão julgadora levou em consideração a qualidade das informações contidas nas demonstrações financeiras de grandes empresas, nas categorias capital aberto e capital fechado, relativas ao exercício de 2012. Além da Embasa, entre as premiadas na sua categoria, empresa de capital fechado, encontram-se Eletrobras Furnas, Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia, Petrobras Distribuidora, Samarco Mineração.

Para o diretor financeiro e comercial, Dilemar Matos, receber o Troféu Transparência, pelo 3º ano consecutivo, é a certeza de que a publicação das demonstrações financeiras da Embasa, além de cumprir rigorosamente o que determina a legislação, fornece à sociedade todas as informações necessárias para a compreensão de como a empresa aplica os recursos orçamentários disponíveis num dado exercício.

“A Embasa é uma prestadora de serviços essenciais para a saúde pública e, nos últimos seis anos, vem investindo intensamente em ações de saneamento com o objetivo de alcançar a universalização do atendimento em sua área de atuação. A transparência na demonstração financeira é um importante instrumento colocado à disposição da sociedade para fiscalizar a atuação da empresa e, consequentemente, acompanhar e cobrar a melhoria da qualidade dos serviços”, declara Dilemar.

A relação das empresas ganhadoras pode ser acessada na página do Troféu Transparência.