Moradores de Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador, e região serão beneficiados com uma série de ações do governo estadual, como a implantação da Avenida 29 de Março, duplicação da Avenida Gal Costa e construção de um restaurante popular. Os projetos foram apresentados neste sábado (21), durante o seminário Cajazeiras em Movimento, no Colégio Estadual Eduardo Bahiana (Fazenda Grande II), em Salvador.

O encontro, promovido pela Frente Popular Institucional de Cajazeiras (Fepic), tem o objetivo de organizar e mobilizar a comunidade em busca de melhores políticas públicas. “Este seminário é a realização de um sonho. Estamos nos reunindo desde março deste ano para buscarmos conquistas para região. É necessário que cada um de nós pense Cajazeiras como um bem comum”, disse o secretário da Fepic, Edmundo Ferreira.

De acordo com o titular da Secretaria de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, esta é mais uma iniciativa do governo para estreitar a relação com a sociedade. “Estamos partindo do princípio de que a sociedade precisa se organizar e isto está sendo feito através da Fepic. Nós, do governo, estamos aqui para dialogar com as diversas entidades representadas”.

Além de conhecer as obras do governo estadual para região, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre segurança pública, educação, saúde, cultura, emprego, meio ambiente e outras áreas necessárias para melhoria da qualidade de vida da população. Os resultados das discussões em grupo serão considerados pelo poder público para consolidação e aperfeiçoamento das ações.

O evento também contou com a participação dos secretários estaduais Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente). Estiveram presentes ainda representantes das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Educação (SEC), da Saúde (Sesab), da Polícia Militar (PM) e do Turismo (Setur), do deputado federal Nelson Pelegrino, dos deputados estaduais Zé Neto e Maria del Carmem e da vereadora Aladilce Souza.

Intervenções

Na área da mobilidade urbana, além do metrô, vale destacar a implantação da Avenida 29 de Março, que terá 9,2 quilômetros de extensão e demandará recursos de R$ 474,2 milhões, e a duplicação da Avenida Gal Costa, com extensão de 7,2 quilômetros e investimento de R$ 250 milhões.

Em relação à saúde, estão previstos investimentos para construção do Instituto Couto Maia e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Águas Claras. Na abertura do evento foi anunciada ainda a licitação do restaurante popular de Cajazeiras, prevista para novembro deste ano. A unidade atenderá 2000 pessoas por dia.

O Governo do Estado já desenvolveu outras ações importantes na região como a ampliação de leitos no Hospital Eládio Lassérre, reforma da rede elétrica da maternidade Albert Sabin, construção de unidades habitacionais e formação de adolescentes no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Precisamos ter o conhecimento de quais são os projetos que o Governo do Estado tem para nossa região a fim de que possamos identificar o que é papel do governo e o que é papel da prefeitura dentro de nossa comunidade”, disse o presidente do Conselho de Moradores de Cajazeiras XI, Roque Gonçalves da Silva.

Clique aqui e confira fotos do evento