Neste domingo (22), a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), a Caminhada Coração Azul com concentração marcada, às 9h, no Cristo em direção ao Farol da Barra, em Salvador. O objetivo é chamar a atenção da população para o crime de tráfico de pessoas.

O evento é parte da programação feita pela SJCDH, em alusão ao 23 de setembro: Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A campanha Coração Azul visa a conscientização para luta contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade.

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

O Tráfico de Pessoas viola os direitos humanos e é um crime que envolve outras práticas criminosas como à exploração de mão-de-obra escrava, exploração sexual comercial além de quadrilhas transnacionais especializadas em remoção de órgãos. O mesmo estudo do UNODC indica que a exploração sexual é a forma de tráfico de pessoas com maior frequência (79%), seguida do trabalho forçado (18%), atingindo, especialmente, crianças, adolescentes e mulheres.