Trezentos ouvidores dos estados nordestinos discutem até esta quinta-feira (26), em evento iniciado nesta quarta (25), no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os mecanismos para a criação do Sistema Nacional de Ouvidorias. 

De acordo com o ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão, o sistema nacional vai ajudar os ouvidores a darem respostas mais rápidas ao cidadão sobre alguma solicitação ou reclamação dos serviços públicos encaminhadas às ouvidorias. Além disso, será avaliada a satisfação dos brasileiros com os serviços prestados por órgãos federais, estaduais e municipais. 

Romão explicou ainda que a unificação das ouvidorias possibilitará o acompanhamento dos conselhos na checagem das políticas públicas no atendimento à sociedade. Além de Salvador, a Caravana estará em São Paulo, de 23 e 24 de outubro, e Manaus (AM), 27 e 28 de novembro.

Na Bahia, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) funciona no prédio da Governadoria, no (CAB), e tem como função registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões referentes aos serviços públicos estaduais. Segundo o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, o estado é destaque nos serviços de ouvidoria.

Referência

Nos últimos seis anos, como explicou Carvalho, o estado já atendeu 600 mil baianos, respondendo a 99% das sugestões, reclamações, entre outros. “É um número bastante significativo e isso torna a Bahia referência nacional na prestação deste serviço, não apenas pela quantidade de atendimento, mas pela qualidade”.

Por meio deste contato com a população, enfatiza o ouvidor-geral, “as secretarias têm utilizado as informações e melhorado o seu trabalho, a sua prestação de serviço aos baianos”. Para entrar em contato com a OGE, o cidadão pode ligar para 0800-284-0011.