Reunindo diversos serviços, o Mutirão Social realizado neste sábado (31) na Escola Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano, em Salvador, ofereceu aos moradores, saúde, cidadania e atividades de cultura e lazer. A ação foi promovida pela Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS) do programa estadual Pacto pela Vida e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Entre os serviços disponibilizados estão a emissão ou agendamento de documentação civil, inscrição em cursos e em programa sociais (Bolsa Família), atendimento judiciário, atendimento da Embasa e Coelba, além de avaliação nutricional, aferição de pressão e teste de glicemia, beneficiando a população do bairro que, no início de agosto, recebeu uma unidade da Base Comunitária de Segurança (BCS), a 13ª a ser inaugurada no estado.

O objetivo do evento é a prestação de serviços e divulgação das ações de proteção e promoção social, como destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho. “Esses serviços buscam garantir uma melhor qualidade de vida da população e consequentemente ainda mais espaço para o cuidado e atenção com a comunidade em conjunto com a Base Comunitária de Segurança”.

Instalada na praça da Rua Reitor Miguel Calmon, a BCS de São Caetano reforça a segurança para 300 mil moradores de 14 bairros da região. Além do policiamento comunitário, a unidade conta com Centro Digital de Cidadania (CDC) para a realização de cursos de inclusão digital e outras atividades que aproximam a Polícia Militar e a comunidade, a exemplo do projeto Semeando a Ciência.

“Nesta formatação, o Pacto pela Vida trabalha junto às escolas e associações de moradores as causas e não as consequências da violência”, afirma o comandante da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Romeu Nascimento.

População aprova mutirão no bairro

A auxiliar de ensino Daiara da Silva aproveitou o mutirão para tirar a segunda via da certidão de nascimento, necessária para a emissão da carteira de identidade, que ela também conseguiu agendar no mesmo local. “É um trabalho social muito bom para nós do bairro que temos muita dificuldade de acesso a esse serviço”.

Já a aposentada Maria de Lourdes Ferreira fez questão de cuidar da saúde. “Consegui medir a pressão, glicemia, nutrição e outros mais”.

Outros serviços prestados na ação são cadastramento para cursos de formação profissional e intermediação de mão-de-obra, distribuição de mudas e fotografia para documentos.

Montado especialmente para as crianças, um espaço lúdico conta com brinquedos e jogos educativos. O evento contou ainda com a apresentação do grupo de cordas da Orquestra Castro Alves (OCA), do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

Em breve, uma parceria entre a Sedes e a secretaria de Cultura do Estado (Secult) vai ampliar o programa de formação de núcleos de orquestras e corais, levando integração social através da música para jovens e crianças de bairros da capital baiana e municípios do interior, com prioridade para as comunidades já contempladas por BCSs e Centros Sociais Urbanos.