O 55º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), reúne nesta sexta-feira (6), no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador, secretários e representantes das pastas estaduais de todo o país para discutir e trocar experiências sobre a melhoria da gestão pública, questões federativas e orçamentárias e a infraestrutura logística dos estados. 

O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (5), com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira, e do secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. Esta é a segunda vez que a Bahia sedia o encontro realizado a cada três meses, desde a criação do conselho, em 2006.

Entre os temas discutidos, estão infraestrutura logística, mobilidade urbana e conjuntura econômica brasileira e mundial. Segundo Gabrielli, o encontro é muito importante para discutir a relevância dos investimentos federais, estaduais e privados. “Vamos discutir os grandes problemas que temos no momento, que são a aceleração das obras e os investimentos em logística e principalmente no transporte e mobilidade urbana, assim como as questões federativas, os recursos federais, estaduais e municipais, além da questão orçamentária, na qual todos os estados têm dificuldades”.

Para Gustavo Nogueira, a troca de experiências contribui para o equilíbrio das contas estaduais no período em que os governos se preparam para fechar os orçamentos para o próximo ano. “A discussão é de como os estados estão conseguindo fechar as peças orçamentárias e que busquem ampliar o investimento, mas, sobretudo, equilibrar as contas, respeitando o princípio da responsabilidade fiscal”.

Uma das atividades do encontro foi o painel Infraestrutura Logística, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, que abordou as melhorias na infraestrutura portuária, ferroviária e rodoviária, com investimentos necessários para acompanhar o crescimento industrial no estado.

Em outro painel, o economista e chefe do Banco Itaú, Ilan Goldfajn, apresentou as perspectivas do Brasil na conjuntura econômica internacional. A programação do fórum do Conseplan inclui ainda exposições dos presidentes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda.

Nesta sexta-feira, o ministro dos Transportes, César Borges, faz palestra sobre infraestrutura e logística. Já o coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Cláudio José Trinchão Santos, e o senador Walter Pinheiro apresentam o painel Infraestrutura e Logística e o painel Distribuição de Recursos – União/Estados/Municípios.

Publicada às 10h15
Atualizada às 12h35