Convidados pelo governo da província de Chongqing, uma das mais importantes da República Popular da China, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e o superintendente de atração de investimentos da Seagri, Jairo Vaz, seguiram sábado (21) para a China e Portugal. Eles vão chefiar uma comitiva formada por 11 líderes de associações de produtores.

Em Chongqing, o secretário vai concretizar acertos iniciados em 2011, em viagens anteriores, com empresas têxteis chinesas para implantação de uma indústria têxtil no oeste do estado. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão, com fios de alta qualidade, mas ainda não possui uma grande indústria processadora.

Na província, a comitiva participa do ‘Brazilian Day’, evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China e que pela primeira vez acontece fora do eixo Pequim/Xangai. Os baianos também participam de negociações com indústrias de fertilizantes, visando atrair investimentos para o estado.

Em Lisboa, Portugal, serão assinados termos de cooperação técnica para transferência de conhecimentos e tecnologias agropecuárias adaptadas às pequenas e médias propriedades na Bahia e um protocolo de intenções com a indústria Queijo Saloio, com o objetivo de instalar na cidade de Alagoinhas uma indústria de processamento de leite de vaca, cabra e ovelha para produção de queijos especiais.

As negociações entre o governo da Bahia e os portugueses acontecem desde 2012 e a partir desse período missões bilaterais têm ocorrido entre o Brasil e a China.