O Banco de Tecidos Oculares (BTOC), ou Banco de Olhos do Estado da Bahia, único da rede pública estadual de saúde que funciona no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), participa, nesta sexta-feira (27), das atividades que marcam o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Nesta quinta-feira (26), uma equipe da unidade esteve na Estação Rodoviária da capital e informou a população sobre o transporte de córneas.

O ponto alto da programação é a Feira de Saúde, que será aberta as 8h na praça em frente à entrada principal do Shopping Iguatemi, em Salvador, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação da Central Estadual de Transplantes (Coset).

Durante o evento, os profissionais irão aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia e orientar as pessoas sobre o tratamento e prevenção do alcoolismo e hepatites virais, doenças que podem indicar a necessidade de transplante. Atualmente, mais de 700 pessoas aguardam pelo procedimento, na Bahia, de acordo com a coordenadora Médica da equipe do Banco de Olhos, Milla Dias Sampaio. “São cerca de 40 pares de globos oculares doados por mês, 80 unidades. Necessitamos sensibilizar as pessoas porque todos nós somos potenciais doadores, e a retirada da córnea pode ser feita até 6 horas depois do óbito”, esclareceu.

O Banco de Tecidos Oculares, ou Banco de Olhos da Bahia, funciona no andar térreo do Hospital Geral Roberto Santos, em frente ao setor de Hemodinâmica, das 7 às 19 horas, de segunda a segunda, e em esquema de sobreaviso fora desse horário. Além da coordenadora, oito médicos, duas enfermeiras e três técnicos de enfermagem formam a equipe que atende na unidade