Depois de quase um ano de investigação, uma quadrilha que atuava nos bairros da Liberdade, Pernambués, Uruguai, Baixa do Fiscal e Itapuã, em Salvador, foi desarticulada pela operação ‘Rio da Prata’, deflagrada na última quinta-feira (5) pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Narcóticos (Denarc), para cumprimento de 17 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão.

Nove pessoas foram presas e dois quilos de droga, entre cocaína, crack e maconha, além de um revólver e seis balanças de precisão, apreendidos. A quadrilha é suspeita de participação em nove homicídios ocorridos nos últimos dois anos, além de roubos e tráfico de drogas.

O resultado da operação foi apresentado nesta segunda-feira (9) pelo diretor adjunto do DHPP, delegado José Bezerra, no prédio que abriga a unidade, na Pituba. Entre os alvos dos mandados cumpridos, quatro deles referem-se a criminosos que já estão recolhidos em presídios da capital e do interior.

Apontado como o líder da quadrilha, Durval Vilas Boas Barbosa permanece no Conjunto Prisional de Feira de Santana desde julho de 2012, ocasião em que figurava no Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), como o ‘10 de Copas’. Já Ivan Carlos Silva Lacerda está no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, e Emerson dos Santos Cruz e Raimundo de Oliveira Moreira, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.

Apresentação

Débora Vilas Boas Barbosa, irmã de Durval, tentou fugir do cerco policial, mas foi presa no bairro do Lobato. De acordo com o delegado José Bezerra, Durval passou, após sua prisão, a liderar o bando por intermédio da irmã, considerada seu braço direito.

“Todas as ações tinham que ser autorizadas por Débora, que exercia papel importante no bando, inclusive com participação direta em alguns homicídios”, disse Bezerra. Os delegados Guilherme Machado, do Denarc, e André Carneiro, da 2ª Delegacia Territorial (DT/Liberdade), e o diretor perito do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT/DPT), Alexsandro Fiscina de Santana participaram da coletiva.

Os policiais prenderam também a traficante Daiane França dos Santos e sua mãe, Ana Cristina de Sena França, flagradas na Liberdade, onde residem, com oito ‘trouxinhas’ de cocaína, 252 porções de maconha e cinco munições calibre 380. A mãe foi surpreendida quando tentava se desfazer da droga.

Ainda na Liberdade, mas em outro imóvel, Willer Reis dos Santos também foi preso com 76 pinos de cocaína e um saco contendo certa quantidade da mesma droga, além de 60 pedras de crack. Ana Cristina e Daiane foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas e encaminhadas, junto com os outros presos, para o sistema prisional.

Prisões preventivas

Ainda na Liberdade, no terreno da casa de Adriano Martins Vidal, que fugiu ao perceber a aproximação da polícia, foram apreendidas uma arma calibre 32, um carregador de submetralhadora 9 mm, 286 pedras de crack, 28 ‘trouxas’ de maconha e 23 porções de cocaína.

Por força dos mandados, a polícia prendeu também Rodrigo dos Santos Cruz, Flávia Rose Pina Barbosa dos Santos e Alan Oliveira Sandes, todos na Liberdade, além de Helenilson Barbosa Machado, preso no Jardim Cajazeiras. Além dele, outros quatro criminosos já estão com as prisões preventivas decretadas e continuam sendo procurados.