A facilidade do acesso eletrônico a documentos e informações levará as secretarias e órgãos públicos estaduais a deixar de emitir, a partir de novembro próximo, o contracheque dos servidores do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no Portal do Servidor, por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet.

De acordo com informações da Secretaria da Administração (Saeb), com o fim da emissão mensal do contracheque dos 260 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas), o governo também deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao ano com impressão e postagem do documento.

A suspensão do contracheque no formato impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade que o Governo do Estado está adotando, a exemplo do Projeto Papel Zero, para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e documentos. A ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital.

O servidor poderá ter acesso e, caso deseje, imprimir seu contracheque pelo Portal do Servidor. O acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de capacitação, buscando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores que tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais, criação de senha e de e-mail.

Autenticidade

“É importante destacar que o contracheque digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será preservado por senha digital e na internet as informações poderão ser consultadas com maior antecipação, porém, não é necessário imprimir para guardar, pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os sempre acessíveis", destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André Peixinho.

A questão da segurança é outro ponto importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por problemas de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações corria o risco de ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos setores de RH.

Acesso pelo portal do servidor

Para criar uma nova senha ou resolver problemas com a senha antiga, o servidor deve entrar em contato com a Coordenação de Recursos Humanos da sua unidade para cadastrar o e-mail. A lista está disponível no Portal do Servidor, em ‘Telefones Úteis’, no menu principal, à direita da página. É fundamental cadastrar um endereço de e-mail para obter a senha, o que deverá ser feito na coordenação de RH do órgão ou secretaria onde está lotado.

Caso tenha esquecido a senha, entra em ‘Pagamentos e Senhas’, no menu principal, clica em ‘esqueci a minha senha’ e preenche os campos de CPF, carteira de identidade e data de nascimento. A nova senha será enviada para o seu e-mail. Se o servidor ainda não tem e-mail cadastrado, fala com o setor de RH, pois este é um procedimento fundamental para ter acesso ao contracheque pelo Portal.

Acesso pelo banco do Brasil

No caixa eletrônico – depois de entrar com o cartão do banco, na tela inicial o servidor deve clicar em ‘Consultas’. Em seguida, em ‘Contracheque’. Na tela seguinte, em ‘Identificador/matrícula’ digita o CPF. Aí, é só escolher o mês e o ano do contracheque desejado, que pode ser impresso, gratuitamente, uma vez por mês.
Na página do banco – após entrar com a senha de internet na área com os dados da sua conta, clicar no botão ‘Serviços e Segurança’; em seguida, em ‘Outros serviços’, em ‘Outras opções’, e em ‘BB Contracheque’. A tela vai solicitar a identificação (colocar o CPF), o mês e o ano do contracheque.

Aposentados e pensionistas

Os aposentados e pensionistas devem procurar os postos do Ceprev para cadastrar e-mail e senha. A lista está no Portal. Aqueles que residem em Salvador podem ligar para 3116-5440/ 5437/5434 e obter a orientação de como proceder. Os aposentados e pensionistas continuarão recebendo correspondências eventuais de assuntos de seu interesse, como o recadastramento, por exemplo.

Central de Atendimento

A Saeb montou uma Central de Atendimento para os servidores que tiverem mais dificuldades em criar a senha para o contracheque. A Central no SAC Servidor, situado no antigo SAC da Boca do Rio (Avenida Oceânica, segundo andar), de segunda a sexta, das 8h às 18h.