Identificar e priorizar projetos, estabelecer metas e objetivos para executá-los e conseguir financiamento para obras na área de mobilidade urbana. Estes foram alguns dos pontos abordados pelo diretor do Programa de Análise Urbana do Texas Transportation Institute e especialista em mobilidade urbana, William Frawley, no encontro com técnicos do governo, nesta segunda-feira (9), no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O encontro foi organizado pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), em parceria com a diretoria de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Consulado dos Estados Unidos, e teve o objetivo de conhecer projetos de mobilidade urbana de outros países.

Frawley explicou como estruturam e executam projetos que promovem a fluidez do trânsito e ajudam as pessoas a se locomoverem com mais rapidez pela cidade e destacou a importância do planejamento e da participação popular na elaboração dos planos diretores de desenvolvimento urbano.

Também enfatizou a importância de manter um banco de dados atualizado com informações precisas sobre o trânsito, a circulação de pessoas e a estrutura física de cada bairro para subsidiar os projetos de construção e reforma e as obras de infraestrutura.