No Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) ressalta a importância de prestar bons serviços de receptivo para os visitantes. Em Salvador, a recepção aos turistas de qualquer parte do mundo é feita nos seus principais portões de entrada (aeroporto e rodoviária) e também Pelourinho, pelos postos do SAT – Serviço de Atendimento ao Turista. Nesses locais, há profissionais habilitados em mais de um idioma, sempre munidos de material de divulgação, como mapas e folhetos informativos.

O SAT do Pelourinho, por exemplo, além de contar com atendentes, possui rede wi-fi gratuita para que os visitantes acessem a internet de seus tablets ou smartphones. Outro importante serviço é o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103), call center que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, com informações em português, inglês e espanhol.

“Aqui, são solicitadas informações sobre agenda cultural de Salvador e outras cidades turísticas, endereço e telefone de museus, bares e restaurantes, e horários de saída de lanchas, ônibus e passeios de escuna”, informa a supervisora, Lidiana Nobre.

O Disque Bahia Turismo também possui uma versão na web, pelo portal Bahia, onde o internauta pode obter as mesmas informações da versão telefônica, de forma gratuita. Desde a implantação até este mês de setembro, o serviço já realizou 198.473 mil atendimentos, entre telefone e chat.

Quem é mais afeito à tecnologia pode ter as informações dos destinos turísticos do estado na palma da mão, por meio do aplicativo Guia Bahia Turismo. A ferramenta, onde é possível montar roteiros personalizados, saber endereços e telefones de estabelecimentos, verificar mapas e distâncias, está disponível nos sistemas Android e IOS e, para baixar, basta ir às lojas virtuais ou acessar o link dos aplicativos.

Bahia

Principal destino turístico do Nordeste, a Bahia tem um fluxo anual de 11 milhões de visitantes, sendo 5,3 milhões vindos de outros estados, 558 mil do exterior e 5,2 milhões de baianos viajando pelo próprio estado. Os locais mais visitados são Salvador, Porto Seguro (sede, Arraial D’Ajuda e Trancoso) e os destinos do litoral norte.

Os principais mercados emissores estrangeiros para a Bahia são Argentina, Espanha, Itália, França e Alemanha. Já entre os nacionais, o ranking é puxado por São Paulo, seguindo-se Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sergipe.