A Bahiatursa intensifica ainda mais a promoção turística do estado em Brasília e no Sudeste do Brasil. Desta terça (1º) até sexta-feira (4), acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além da capital federal, a segunda etapa da capacitação de agentes de viagem, em parceria com a Operadora Nascimento.

Em agosto deste ano, a Bahiatursa e a Nascimento realizaram um roadshow em cidades pelo interior de São Paulo. A caravana passou por Santo André, Campinas e Bauru, com 271 profissionais de turismo participando dos workshops sobre o destino Bahia.

“Estas capacitações se mostraram fundamentais para o desenvolvimento da linha de produtos Bahia na nossa operadora. Através delas, conseguimos levar conhecimento aos nossos principais parceiros, que corresponderam elevando o destino Bahia à liderança em vendas entre todos os destinos nacionais”, disse o diretor de produtos e marketing da Nascimento, Oswaldo Freitas.

Este é o segundo ano que a Bahiatursa e a Nascimento se juntam para divulgar a Boa Terra. “A Bahia é o destino nacional mais vendido na Nascimento, com 28,9% de participação. Depois das capacitações de 2012, tivemos um crescimento de 63,4% em room nights (noites de hotel) vendidos, comparado ao ano anterior, e 42,2 % em nosso faturamento para a região”, afirmou.

O ‘Airshow & Eventos Capitais Nascimento 2013’, que acontece nesta semana, começa por São Paulo, depois segue para o Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e encerrando em Brasília. “Nesses três dias, pretendemos capacitar cerca de 500 agentes de turismo. Este é o tipo de promoção com o qual temos o retorno mais rápido, pois ficamos muito próximos aos agentes de viagem e assim temos a oportunidade de chamar a atenção deles para o destino Bahia”, destacou o diretor de relações nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero.

Segundo o diretor-geral da operadora, Plínio Nascimento, das 20 cidades mais procuradas do Brasil, sete são baianas, entre elas, Porto Seguro, Salvador e Praia do Forte, em Mata de São João. A operadora tem atualmente cerca de 400 programas da Bahia, com pacotes que variam entre R$ 500, o mais básico, até R$ 14 mil, com os melhores resorts. “Além dos pacotes convencionais, exploramos outros nichos, como a pesca esportiva, o turismo de golfe, a Stock Car e o São João”, explicou Plínio.

Números nacionais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os paulistas representam 16,6% dos 5,3 milhões de turistas de outros estados que vieram à Bahia em 2011. Deste total, 7,4% eram mineiros. Os demais estados que mais enviam visitantes à Boa Terra são Rio de Janeiro (4,9%), Espírito Santo (3,6%), Sergipe (3,4%), Pernambuco (2,7%) e Distrito Federal (2,6%).

Salvador e Litoral Norte respondem por 41,6% dos turistas nacionais que visitam a Bahia. A capital, que possui uma maior oferta de hotéis (35 mil leitos), pousadas e imóveis para aluguel, representa 32,5%, enquanto Praia do Forte, Costa do Sauípe e Imbassaí somam 9,1%.

Porto Seguro é o segundo destino mais visitado, com 9%. Em seguida estão Ilhéus (4,3%), Prado (3,8%), Praia do Forte (3,5%), Morro de São Paulo (3,4%), Arraial d’Ajuda (3,3%), Costa do Sauípe (2,9%), Imbassaí (2,7%), Maraú (2,5%), Itacaré (2,2%), Lençóis (1,8%) e Trancoso (1%).