Seja na Cidade Alta, seja na Cidade Baixa, atrativos não vão faltar para os turistas que vierem para a II Semana da Diversidade e 12ª Parada Gay de Salvador. Além dos seminários, feiras e shows previstos no evento, os visitantes podem aproveitar os mais variados roteiros em Salvador, Baía de Todos-os-Santos, Litoral Norte e Recôncavo.

Há passeios para todos os gostos, desde admirar um pôr-do-sol no Farol da Barra, um mergulho nas piscinas naturais da Praia do Forte ou até mesmo uma visita para conferir a exposição de Rodin no Palacete das Artes. A Bahia tem atualmente 40 roteiros promovidos pela Bahiatursa, e destes, oito incluem Salvador.

“Temos a convicção que esse público não quer frequentar apenas ambientes LGBT. Esse público não quer se hospedar apenas em hotéis, em pousadas LGBT. Na verdade, o que esses turistas esperam é o bom acolhimento e o respeito”, disse Weslen Moreira, diretor de serviços turísticos da Bahiatursa.

Em Salvador, um tour étnico também pode ser uma das opções, com passeios pelo Centro Histórico, Pelourinho, Bairro da Liberdade, com visita à sede do bloco Ilê Aiyê. Quem quiser, pode se aventurar pelo Caminho dos Orixás, um roteiro afro-religioso com visita aos terreiros de candomblé, Dique do Tororó e igrejas-símbolos do sincretismo religioso na Bahia, como a do Rosário dos Pretos e a do Senhor do Bonfim.

Para quem tiver um pouco mais de tempo, além de Salvador, vale fazer um passeio de escuna pela Baía de Todos-os-Santos e também conhecer a diversidade histórica dos municípios do Recôncavo, como São Francisco do Conde, Cachoeira, Santo Amaro, São Félix e Maragogipe.

Quem gosta de praia e tiver um tempo livre na programação, é bom conhecer o Litoral Norte, visitar o projeto Tamar, o Castelo Garcia d’Ávila e nadar nas águas mornas da Praia do Forte, que fica a 50 quilômetros de Salvador. Ainda na Linha Verde, um pouco para frente da Praia do Forte, é possível conhecer Massarandupió, a primeira praia de naturismo no estado.

Um passeio gastronômico

Do apimentado tempero da cozinha típica à fartura de cores e sabores, a Bahia é um polo gastronômico. Em toda Salvador, são muitos os pontos para provar e conhecer essas delícias. No Centro Histórico, é possível encontrar restaurantes tradicionais de comida baiana. Para comer apreciando o visual da Baía de Todos-os-Santos, encontram-se restaurantes à beira-mar especializados na cozinha mediterrânea.

O acarajé é encontrado em toda a cidade. Vale a pena pedir informações para saber onde tem o melhor. No boêmio bairro do Rio Vermelho, há vários pontos badalados de baianas que vendem a iguaria.

Guia Bahia Turismo

O aplicativo Guia Bahia Turismo, encontrado no Google Play ou no App Store, reúne informações sobre Salvador e mais 11 cidades e localidades turísticas, em conteúdo totalmente georreferenciado, com endereços e telefones de equipamentos turísticos, como bares, restaurantes, empresas de receptivo, parques, terreiros de candomblé, igrejas e museus, dentre outros.

O georreferenciamento foi feito pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e permite que os estabelecimentos e pontos turísticos e culturais da cidade sejam citados a partir do local onde o usuário estiver no momento. Para escolher o melhor roteiro, o turista pode baixar o aplicativo nos sistemas Android e IOS.